segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Devolver o Rio Trancão à população de Bucelas

De acordo com Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, é importante “devolver o rio à população. Bucelas não é só o Arinto. É muito mais do que isso. Com este trabalho que agora estamos a desenvolver – e que pode levar anos até estar consolidado – queremos dar outra dignidade ao rio Trancão. E isso passa por desenvolver atividades em que ele esteja incluído, como percursos pedestres ou passeios de BTT, entre tantas outras ideias”.

Pretende-se que a terceira fase da obra, que ainda está em estudo, se estenda até à ponte do Furadouro, na entrada de Bucelas. A ambição da Junta de Freguesia passa, ainda, por recuperar os açudes, que em tempos eram uma das imagens de marca do rio, e criar espelhos de água.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Já se pode pescar no Rio Trancão em Bucelas.

Foi concessionada pesca desportiva no rio Trancão em Bucelas, para poder realizar essa atividade lúdica basta ter licença especial, passada pela associação detentora da concessão, que neste momento desconheço.

Já algum tempo tenho visto alguns pescadores á pesca no Rio Trancão, uma imagem insólita que não era vista a algumas décadas em Bucelas, porque o rio foi transformado num autêntico esgoto por algumas indústrias localizadas na freguesia de Bucelas e fora dela.

Nos últimos anos o rio Trancão tem melhorado a nível ambiental, mesmo assim existem algumas descargas de indústrias poluidoras quando chove, outros problemas é a existência de algumas descargas de esgotos para o rio, que os serviços ambientais da CM Loures não resolvem, que continuam a poluir o rio.


Com a permissão da pesca no Rio Trancão pelas entidades oficias, é um reconhecimento que o Rio Trancão apresenta bons níveis ambientais, espero que agora façam os “espelhos de água”, diques que permitem zonas de água permanente, onde se pode colocar espécies piscícolas, uma promessa eleitoral do executivo PS que o executivo CDU pode dar seguimento para o bem da nossa freguesia.